Valdonês - "Pescadores", Acrílica Sobre Tela, 24x30cm

Código: ERGH3SB8B
Nascido na cidade maranhense de Estreito e residindo ainda em Maranhão, na cidade de Porto Franco, Valdonês teve uma infância limitada, mas tendo no desenho, desde os cinco anos de idade, a melhor arma para enfrentar a vida.
Como ele próprio gosta de afirmar, aprendeu e se formou pela prática da leitura. As informações vinham sempre de fontes várias, e a observação certamente foi o exercício que usou para conferi-las no mundo.Ainda que Di Cavalcanti, Portinari e Tarsila do Amaral estejam na primeira fila de seus “estudos”, Valdonês também se inspira  em Adélio Sarro , Osvaldo Ribeiro e Sebastião Rodrigues. É inevitável não sentir em sua arte uma leve influência da pop arte dos anos 50, nos contornos e cores vivas que tanto nos remetem a Lichtenstein. Mas, lá está ele, o regionalismo rico e vibrante das cores agrestes e quentes que são a sua condição presente. Toda a arte nordestina tem esse “que” de valorização ao solo e à alma de sua gente. O poder de suas cores vem da alma de sua terra, comungada incessantemente em seus momentos de criação, e elas são quase primárias, brigando com tanta energia entre si e ao mesmo tempo se equilibrando com tanta maestria, que é impossível não ficar a admirar um trabalho seu por longo tempo.
“Valdonês usa as formas do cubismo de Picasso em um trabalho onde confunde as figuras do primeiro plano com o fundo da tela, provocando uma mistura inusitada de grande efeito. Esse trabalho, que exige a dedicação de muito tempo e esforço, serve principalmente para mostrar o grande talento com que o artista lida com as idéias. Não se trata só de um talento com os pinceis. É também um talento criativo e uma enorme profusão de idéias. Qual o efeito disso no observador? Olhar os quadros de Valdonês permite muitas interpretações e muitas divagações, devaneios da imaginação, viagens pelo mundo da mente e das emoções. Ele tem perfeita consciência disso e nenhuma preocupação com o assunto. O quadro é do observador, tanto quanto do autor e cada um o vê com os olhos da alma”.*
A técnica é ancorada principalmente pela acrílica, uma linguagem atual para um trabalho com a mesma intenção. Valdonês ainda considera a Arte Brasileira em fase de estabilização, não absolutamente crescida, conseqüência certamente de uma nação jovem, se comparada a tantas outras, cujas expressões artísticas vem se firmando através de séculos.
“Pinto o que minha capacidade me permite!”. Com essa expressão, dita em caráter categórico, quer deixar claro que o ecletismo não lhe parece nenhum defeito, muito pelo contrário, é um instrumento ávido que lhe permite divagar por diversos mundos e seguir por onde seu conhecimento lhe permita chegar.
O desejo às vezes lhe sonda uma terra distante, novo solo para novos projetos. Uma coisa é certa, a saudade de sua terra vai em bagagens bem grandes. Fonte: Arte em foco
Sobre a loja

A Toppo Artes se destina a compra e venda de obras de arte, com consultoria, avaliações e pericias. Sendo que esta no mercado desde 1990 com exelente reputação e mais uma carteira de 10000 clientes.

Selos
  • Site Seguro

Toppo Express Midia e Comercio Limitada - CNPJ: 31.047.726/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2024