Sônia Ebling , Escultura fundição original , mulher com pomba , 37x25cm !
Sonia Ebling de Kermoal (Taquara, 1918 — 2006) foi uma escultora e professora brasileira.
Iniciou seus estudos de arte na pintura e na escultura, nas Escolas de Belas Artes do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, entre 1944 e 1951. Logo em seguida, em 1955, recebeu o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro do Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro pela escultura Mulher e Pássaro, e permaneceu na Europa até 1968, estudando com mestres insignes como Ossip Zadkine, em Paris, e obtendo uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Ainda na Europa expõs em eventos importantes como o Salon de la Jeune Sculpture do Museu Rodin, a Bienal de Arte Tri-Veneta de Pádua, o Salon de Réalités Nouvelles e o Salon des Petits Bronzes do Museu de Arte Moderna em Paris, representou o Brasil na Documenta de Kassel, ao mesmo tempo que realizou mostras no Brasil, incluindo participação na VII Bienal de São Paulo.
Voltando ao Brasil recebeu a encomenda para um relevo a ser instalado no Palácio dos Arcos, em Brasília, e iniciou um ciclo de exposições em várias capitais nacionais e também no exterior.
Em 1970 ministrou um curso de escultura em cimento na Escola de Belas Artes da UFRGS. Seis anos depois foi convidada para assumir a cátedra de escultura nessa mesma universidade.
Sobre sua produção, Jacob Klintowitz diz:
A Toppo Artes se destina a compra e venda de obras de arte, com consultoria, avaliações e pericias. Sendo que esta no mercado desde 1990 com exelente reputação e mais uma carteira de 10000 clientes.