O tenente-coronel George Barney (19 de maio de 1792 - 16 de abril de 1862) foi um engenheiro militar do Corps of Royal Engineers: 17 e tornou-se Tenente Governador da Colônia do Norte da Austrália.
George Barney nasceu em Wolverhampton, Staffordshire, Inglaterra, filho de Joseph Barney, mestre de desenho na Royal Military Academy, Woolwich, Inglaterra, e Jane, nascida Chandler (ou Chambers). Ele entrou no exército aos 16 anos como segundo-tenente dos Royal Engineers. Serviu na Guerra Peninsular e por muitos anos nas Índias Ocidentais. Ele teve vários anos de experiência em engenharia civil na Jamaica. Ele foi promovido a capitão em 1825.
Carreira na Austrália
Em julho de 1834, o governador de Nova Gales do Sul, Richard Bourke, pediu que um engenheiro civil fosse enviado a Sydney para se encarregar da construção de um grande cais circular em Sydney Cove e de outras obras públicas. A partir de 1835, vários oficiais da Royal Engineer com um destacamento do Corpo de Sapadores e Mineiros Reais foram enviados para Nova Gales do Sul e Van Diemen's Land, na Austrália. O capitão George Barney, engenheiro real comandante de Nova Gales do Sul, chegou a Sydney no British Sovereign com sua esposa e três filhos em 15 de dezembro de 1835, com instruções de que também deveria cuidar e supervisionar os edifícios pertencentes ao departamentos militares e de condenados. Ele foi seguido pelo Tenente Henry Williamson Lugard, RE, no Hive e Tamar em 16 de dezembro e seu Escriturário de Obras, George Graham, e sua família em 1836.
Bourke declarou em fevereiro de 1836 que Barney estava empenhado em remover obstruções à navegação do rio Parramatta e pediu que lhe fosse concedida licença para assumir o dever de engenheiro colonial com um salário de £500 por ano, mais despesas de viagem. Isto foi concedido em setembro de 1837, e em 1838 Barney apresentou um esquema para a venda do quartel em Sydney, já que o terreno agora era valioso; os recursos serão usados em novos edifícios em Sydney e Newcastle, Nova Gales do Sul. Em 1839 elaborou um relatório sobre a defesa dos portos da colônia e fez diversas recomendações. As autoridades inglesas, no entanto, recusaram-se a considerar a questão até terem recebido planos e estimativas do trabalho proposto. O governador George Gipps apoiou Barney e com a ajuda do trabalho dos condenados a preparação do terreno para as armas foi iniciada em 1840. Em janeiro de 1843, Gipps falou muito bem de Barney, mas afirmou que ele tinha tantas outras funções que dificilmente seria possível para ele cumprir. dê a atenção necessária à sua nomeação colonial. Barney foi nomeado membro do Conselho Legislativo de Nova Gales do Sul a partir de 17 de julho de 1843, mas renunciou em agosto de 1843.
Barney retornou à Inglaterra em maio de 1844 e serviu em Woolwich. Em maio de 1846, agora tenente-coronel, foi nomeado vice-governador do Norte da Austrália. Em 1822, John Bigge recomendou o estabelecimento de um assentamento de condenados em Port Curtis, na costa leste de Queensland. O projeto foi retomado várias vezes e, como havia alguma dificuldade em encontrar trabalho para presidiários vencidos na Tasmânia, decidiu-se agora tentar enviá-los para uma nova área e dar-lhes terras e uma certa quantia de dinheiro. ajuda do governo. Edward Smith-Stanley, 14º Conde de Derby e William Ewart Gladstone, sucessivos secretários de estado para as colônias, foram os pais do projeto, e Gladstone selecionou Barney como um homem acostumado à autoridade e com experiência anterior na Austrália.
Barney chegou novamente a Sydney em 15 de setembro de 1846 no William Hyde, e rapidamente pesquisou a costa em um pequeno navio a vapor e decidiu que Port Curtis era o local mais adequado para um assentamento. Retornando a Sydney, uma barca, a Lord Auckland, foi fretada e, em 8 de janeiro de 1847, navegou com Barney e sua família, vários oficiais e uma pequena força militar. A festa chegou em um período desfavorável e houve muito desconforto por conta do calor extremo. Nesse ínterim, houve uma mudança de ministério na Inglaterra, Henry Gray, 3º Conde Gray, sucedeu Gladstone e prontamente vetou todo o projeto. A notícia disso chegou a Barney em 15 de abril de 1847 e o grupo voltou para Sydney. Barney foi criticado em alguns setores, mas a colônia nunca teve a chance de ter sucesso. Nos anos posteriores, a próspera cidade de Gladstone, Queensland, foi estabelecida no local, e o porto é um dos melhores da Austrália.
Barney foi nomeado sucessivamente comissário-chefe das terras da coroa em 1º de janeiro de 1849, e Inspetor Geral de Nova Gales do Sul em 11 de outubro de 1855. Foi novamente nomeado membro do Conselho Legislativo de 13 de outubro de 1851 a 29 de fevereiro de 1856.
Ele morreu em Sydney em 16 de abril de 1862 e foi enterrado no cemitério de St Thomas (agora St Thomas Rest Park). Ele deixou sua esposa, Portia Henrietta Peale.
Legado
Memorial ao Tenente Coronel George Barney, RE, em The Rocks, Sydney
A casa de Barney no norte de Sydney, Wotonga, foi posteriormente adquirida pela Commonwealth e, após ampliações, tornou-se a Admiralty House, a residência do Governador-Geral da Austrália em Sydney.
Há um monumento a George Barney em The Rocks, Sydney (33,859013°S 151,209041°E).[15]
Mount Barney, na região Scenic Rim de Queensland, leva o seu nome.
O subúrbio de Barney Point em Gladstone, Queensland, leva o seu nome.
Fonte: Biografia de George Barney
A Toppo Artes se destina a compra e venda de obras de arte, com consultoria, avaliações e pericias. Sendo que esta no mercado desde 1990 com exelente reputação e mais uma carteira de 10000 clientes.