Demétre Haralamb Chiparus ( em romeno : Dumitru Haralamb Chipăruș ; 16 de setembro de 1886 - 22 de janeiro de 1947) foi um escultor romeno da era Art Déco que viveu e trabalhou em Paris , França . Foi um dos escultores mais importantes da época.

Vida editar ]

Demétre Chiparus, nascido como Dumitru Haralamb Chipăruș [1] em Dorohoi , Romênia , era filho de Haralamb e Saveta Chipăruș. Em 1909 foi para a Itália , onde frequentou as aulas do escultor italiano Raffaello Romanelli. Em 1912 ele viajou para Paris para frequentar a École des Beaux-Arts para prosseguir sua arte nas aulas de Antonin Mercie e Jean Boucher. [2] Demétre Chiparus morreu em 1947, sofrendo um derrame ao voltar de estudar animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux , ao sul de Paris.

Trabalho editar ]

Início da carreira editar ]

As primeiras esculturas de Chiparus foram criadas no estilo realista e foram exibidas no Salão de 1914. Ele empregou a combinação de bronze e marfim , chamada criselefantina , com grande efeito. A maioria das suas obras de renome foram feitas entre 1914 e 1933. A primeira série de esculturas fabricadas pela Chiparus foram as séries das crianças.

Carreira posterior editar ]

O estilo maduro de Chiparus tomou forma a partir da década de 1920. Suas esculturas são notáveis ​​por seu efeito decorativo brilhante e marcante. Dançarinos do balé russo , do teatro francês [2] e dos primeiros filmes estavam entre seus temas mais notáveis ​​e eram caracterizados por uma aparência longa, esbelta e estilizada. Seu trabalho foi influenciado por um interesse no Egito , depois que a tumba do faraó Tutancâmon foi escavada.

Chiparus criou um dos bronzes mais icônicos em 1928 chamado "Danseuse au cerceau" ou "Ring Dancer" inspirado na famosa e prodigiosa dançarina Zoula de Boncza do parisiense "Folies Bergère", uma primeira dançarina da Ópera Real de Belgrado e uma Mime bailarina da "l'Opéra-Comique" em Paris. Mais tarde na vida, de Boncza, descendente da nobreza polonesa e um dos melhores alunos de Loie Fuller , criou um livro publicado em 1961: o método de dança "La Danse classique sans barre". O livro foi publicado com textos de Eugène de Rijac e ilustrações de Alexandre Berlant e Yvonne Breton.

Ele trabalhou principalmente com a Edmond Etling and Cie Foundry em Paris, propriedade de Edmond Etling e administrada por Julien Dreyfus. Les Neveux de J. Lehmann foi a segunda fundição que trabalhou constantemente com Chiparus e produziu as esculturas fundidas de seus modelos. Ele baseou muitos de seus trabalhos no balé e no teatro, sendo um tema particular os Ballets Russes , dos quais resultou "Os dançarinos russos", retratando Vaslav Nijinsky e Ida Rubenstein nesse papel em Schéhérazade . [2]

O Salão editar ]

Chiparus raramente exibia no Salon . Em 1923 exibiu seu “Atirador de dardo” e em 1928 exibiu sua dançarina “Ta-Keo”, que foi editada pela manufatura Friedrich Goldscheider . Durante o período da perseguição nazista e da Segunda Guerra Mundial , as fundições interromperam a produção de trabalho da Chiparus. A situação económica da época não era favorável ao desenvolvimento das artes decorativas e a situação de muitos escultores piorou.

Por algum tempo, no início dos anos 1940, quase nenhuma obra de Chiparus foi vendida, mas ele continuou esculpindo para seu próprio prazer, retratando animais no estilo Art Déco. No Salão de Paris de 1942, as esculturas de gesso “Polar Bear” e “American Bison” foram exibidas e em 1943 ele mostrou um mármore “Polar Bear” e gesso “Pelican”.

Estilo editar ]

As esculturas de Chiparus representam a manifestação clássica do estilo Art Déco na escultura decorativa de bronze e marfim. Tradicionalmente, quatro fatores de influência sobre a atividade criativa do artista podem ser distinguidos: os Ballets Russes de Serge Diaghilev , a arte egípcia antiga e o teatro francês . Os primeiros filmes estavam entre seus assuntos mais notáveis ​​e eram caracterizados por figuras com uma aparência longa, esbelta e estilizada. Algumas de suas esculturas foram diretamente inspiradas por dançarinos russos. [2]Por exemplo, os rostos das figuras da “Dança Persa” revelam as semelhanças de Nijinsky e Rubinstein, e o vestido em “Starfish Girl” reproduz exatamente o esboço do vestido de Goldfish do balé “Reino Subaquático” de Lev Annensky. Chiparus pode ter sido influenciado indiretamente pelos balés russos, através das apresentações de music halls e cabarés franceses que traziam traços do forte impacto do balé russo. Muitas vezes, Chiparus usava fotos de dançarinos, estrelas e modelos russos e franceses de revistas de moda de sua época.

Depois que a tumba de Tutancâmon foi descoberta em 1922, a arte do antigo Egito e do Oriente chegou à moda francesa e também se refletiu na atividade criativa de Chiparus. Várias esculturas de Chiparus e Claire Colinet representam a rainha Cleópatra e dançarinos egípcios. As esculturas de Chiparus refletem seu tempo e o sentimento de "folle" dos anos 1920-1930. Vindas da mais antiga tradição francesa de artes decorativas de alta qualidade e extra-artísticas, as esculturas de Chiparus combinam elegância e luxo, incorporando o espírito da época Art Déco.

O interesse dos colecionadores pelo trabalho de Chiparus surgiu na década de 1970 e floresceu desde a década de 1990. Uma grande coleção do trabalho de Chiparus está em exibição na coleção permanente da Casa Lis , o museu art nouveau e art déco em Salamanca , Espanha .

Morte e legado editar ]

Demétre Chiparus morreu em Paris em 1947, sofrendo um derrame ao voltar de estudar animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux , ao sul de Paris. Chiparus é lembrado como um dos artistas mais importantes da era Art Déco.

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