Attilio Pratella (1856 em Lugo di Romagna , Itália – 1949 em Nápoles , Itália) foi um pintor italiano, conhecido por suas paisagens e cenas realistas da vida napolitana. [1]
Pratella cresceu em Lugo di Romagna, filho de Alessandro Pratelli e Giuseppa Verlicchi [2] (mudando seu sobrenome para Pratella em 1876). Desde cedo ele era conhecido por seu talento e trabalho duro; ficando depois da aula sozinho para trabalhar em sua pintura. Aos 16, ele ilustrou um livro de cirurgia para um médico de Bolonha. [3]
Frequentou o Trisi College, estudando com o pintor Ippolito Bonaveri. [2] De 1877 a 1878, estudou com bolsa na Accademia di Belle Arti di Bologna .
Ao ganhar uma bolsa Campagnoli em 1880, aos 24 anos, [1] mudou-se para Nápoles para estudar na Accademia di Belle Arti di Napoli . Para se sustentar durante este período, pintou esboços turísticos populares para a oficina de Masto Peppe (Giuseppe Massa). [2] Ele também executou decorações de cerâmica para a oficina de Cesare Cacciapuoti, [1] criando imitações de porcelana de Capodimonte, colaborando com o antiquário Charles Varelli. [2]
Em 1887, ele se casou com Annunziata Belmonte, mudando-se com ela para o bairro de Vomero , em Nápoles, no início da década de 1920, [2] primeiro para a Via Luca Giordano. [3] Juntos, os Pratellas tiveram cinco filhos: Fausto (1888-1964), Ugo (1890-1978), Paolo (1892-1980), Eva (1897-1996) e Ada (1901-1929). [2] Seus filhos Fausto e Paolo, e sua filha Ada também se tornaram pintores. [2] A área onde viviam em Vomero gradualmente se tornou uma colônia de artistas, onde seu amigo e artista Giuseppe Casciaro morava nas proximidades. Ele acabaria passando o resto de sua vida em Nápoles.
Pratella morreu em 1949, em sua casa na Piazetta Aniello Falcone, perto de Villa Floridiana, no bairro de Vomero , em Nápoles. [1] Posteriormente, uma rua em Nápoles e Lugo di Romagna foram nomeadas em sua homenagem.
O trabalho de Pratella é destacado por suas vistas napolitanas muito pequenas e rapidamente renderizadas, notadas pelo uso de cinzas e verdes muito finos alternando com tons quentes repentinos e brancos fortes. [4] Os temas favoritos eram os mercados e a orla de Nápoles , junto com as colinas vizinhas de Vomero , a ilha de Capri e a costa de Sorrento .
Títulos notáveis incluem: Impressão ; Paisagem: Crepúsculo, Verde ; Uma esquina de Posillipo; Estrada Vomero ; Na zona rural ; e Vale di Camaldoli. [4]
Suas obras são exibidas nas principais galerias públicas de arte moderna italiana de Milão , Nápoles e Roma .
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